Palestras e apresentações de trabalhos em congressos e seminários

  • RABELLO, C. R. L. Google Classroom: estratégias potencializadoras do ensino remoto. In: RODAS DE CONVERSA: CONEXÃO ENGENHARIA UFF – Aprendizagem remota – Tema 7:Moodle e Google Classroom: estratégias potencializadoras do ensino remoto. UFF, Niterói, 2020 (Mesa Redonda Online). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=a04jQuyPBXA&t=32s
  • RABELLO, C. R. L. Teacher Education in Higher Education for Technology, Pedagogy and Content Knowledge integration beyond pandemic times. In: LSME ONLINE INTERNATIONAL CONFERENCE ON ‘ROLE OF MANAGEMENT, EDUCATION AND SOCIAL SCIENCES IN RESPONSIBLE RESEARCH AND INNOVATIONS: CHALLENGES AND REALITIES’. London School of Management Education (LSME), London, 2020. (Comunicação Oral/Simpósio).
  •  
  • RABELLO, C. R. L. Cultura Digital, Educação e Pandemia. In: PET DIMENSÕES DA LINGUAGEM EM DEBATE – Cultura Digital e Ensino Virtual: precedentes sócio-históricos e nomenclaturais, num contexto de novas habilidades, competências e atores sociais. UFRRJ, Rio de Janeiro, 2020 (Webinário). Disponível em: https://www.facebook.com/watch/?v=306719817390481
  • RABELLO, C.R.L. O intercâmbio virtual na aprendizagem da língua inglesa no contexto universitário. In: SEMINÁRIO DE CULTURA DIGITAL, INOVAÇÃO E EDUCAÇÃO, 2, 2019, Duque de Caxias – RJ. (Comunicação oral).
  •  
  • RABELLO, C.R.L. Tecnologias digitais e ensino de línguas estrangeiras: repensando a formação de professores de línguas na cultura digital. In: ABRALIN 50, 2019, Maceió – AL. (Comunicação oral/Simpósio).
  • RABELLO, C.R.L. English as a Medium of Instruction. In: ENCONTRO CIENTÍFICO GERÊNCIA DE ENSINO E PESQUISA – MEDICAL RESEARCH ACADEMY, 1, 2018, Niterói – RJ. (Palestra).
  • RABELLO, C.R.L. Ser professor na contemporaneidade: desafios da profissão e do mundo escolar. In: SEMINÁRIO LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO: SALAS DE AULAS CONECTADAS E PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS DA LÍNGUA(GEM), 1, 2018, Cáceres – MT. (Palestra).
  • RABELLO, C.R.L. Games e gamificação no ensino de línguas: uma experiência na formação de professores de inglês. In: ENCONTRO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO RIO DE JANEIRO (ENPLIRJ), 10 & ENCONTRO DE ASSOCIAÇÕES DE PROFESSORES DE LÍNGUAS DO RIO DE JANEIRO (ENAPLINRJ), 1,  2018, Rio de Janeiro – RJ. (Comunicação oral).
  • RABELLO, C. R. L. CALL in Initial Teacher Education in Brazil – Reflecting on its challenges and opportunities. In: WORLDCALL CONFERENCE, 5, 2018, Concepción – Chile.  (Comunicação oral).
  • RABELLO, C. R. L. Digital Literacy and language Teaching in Brazil: an overview of Brazilian schools and teacher education. In: ERASMUS TEACHER’S MOBILITY SCHEME – CYPRUS UNIVERSITY OF TECHNOLOGY, 2018, Limassol – Chipre. (Palestra).
  • TAVARES, K. C. A.; RABELLO, C. R. L.  O uso do WhatsApp na formação continuada do professor de Língua Portuguesa. In: SIMPÓSIO DE HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 7, 2017, Recife – PE.  2017. (Comunicação oral/Simpósio).
  • RABELLO, C. R. L. Práticas de Ensino e Tecnologias Digitais. In: JORNADA DE ESTUDOS CRÍTICOS EM LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, 1, 2017, Niterói – RJ. (Mesa redonda).
  • RABELLO, C. R. L. Language Teaching and Digital technologies at UFF. 2017. In: ERASMUS TEACHER’S MOBILITY SCHEME – CYPRUS UNIVERSITY OF TECHNOLOGY, 2017, Limassol – Chipre. (Palestra).
  • RABELLO, C. R. L. Tecnologias digitais no ensino superior. In: FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO INSTITUTO DE BIOQUÍMICA MÉDICA LEOPOLDO DE MEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, 2, 2017, Rio de Janeiro – RJ. (Mesa Redonda).
  • RABELLO, C. R. L.; OKADA, Alexandra. Coaprendizagem e desenvolvimento profissional docente em ambientes abertos massivos. In: WORKSHOP INTERNACIONAL – EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL, 2017, São Paulo – SP. (Comunicação oral).
  • TAVARES, K. C. A.; RABELLO, C. R. L. Avaliando o uso do aplicativo WhatsApp para a criação de ambientes virtuais de aprendizagem móvel. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 10, 2017, Niterói – RJ. (Comunicação oral/Simpósio).
  • RABELLO, C. R. L. Caminhos e possibilidades na formação inicial e continuada do professor de inglês. In: BRLET’S ONE-DAY ONLINE EVENT: CERTIFIED IN 2017, 2017. (Palestra virtual).
  • RABELLO, C.R.L. Tutoria e interação na educação on-line: desafios e oportunidades. In: CURSO DE EXTENSÃO TUTORIA EM EAD: REFLEXÕES E PRÁTICAS – PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DA UFRJ, 2016, Rio de Janeiro – RJ. (Palestra).
  • RABELLO, C.R.L. O projeto Letras 2.0 e a integração das tecnologias digitais na UFRJ: desenho, implementação e avaliação de um curso on-line de desenvolvimento profissional docente. In: FÓRUM LETRAS 2.0, 3, 2016, Rio de Janeiro – RJ. (Comunicação oral).
  • RABELLO, C.R.L. Tecnologias digitais na escola: desafios e possibilidades. In: CURSO DE EXTENSÃO TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO: FAZENDO A  DIFERENÇA! – LINGNET/UFRJ,  2016, Rio de Janeiro – RJ. (Palestra).
  • RABELLO, C.R.L. Tecnologias digitais e formação docente: um diálogo com o presente. IN: SEMINÁRIO VOZES DA LINGUÍSTICA APLICADA, 4, 2016, Duque de Caxias – RJ. (Palestra).
  • RABELLO, C.R.L. Tecnologias digitais e formação continuada de professores universitários: um diálogo com o presente. In: 6º SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E 2º COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO COM TECNOLOGIAS, 2015, Recife – PE. (Comunicação oral).
  • RABELLO, C. R. L. Tendências em educação a distância e soluções digitais para o ensino presencial e a distância. In: ENCONTRO ACADÊMICO CENGAGE LEARNING, 2014, Curitiba – PR. (Palestra).
  • RABELLO, C. R. L. Tendências em educação a distância e soluções digitais para o ensino presencial e a distância. In: ENCONTRO ACADÊMICO CENGAGE LEARNING, 2014, Recife – PE. (Palestra).
  • RABELLO, C. R. L. Tendências em educação a distância e soluções digitais para o ensino presencial e a distância. In: ENCONTRO ACADÊMICO CENGAGE LEARNING, 2014, Belo Horizonte – MG. (Palestra).
  • RABELLO, C. R. L.; HAGUENAUER, C. ; OKADA, A. . Multiliteracias e redes de coaprendizagem na formação docente para uso de tecnologias digitais na educação contemporânea. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE APRENDIZAJE Y CIBERSOCIEDAD, 6, 2013, Madrid – Espanha. (Poster).
  • RABELLO, C. R. L.; HAGUENAUER, C. ; OKADA, A. . Tecnologias, Novos Letramentos e formação de professores: um estudo em comunidades de coaprendizagem. In: COLÓQUIO LUSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ELEARNING, 3, 2013, Lisboa – Portugal. (Comunicação oral).
  • RABELLO, C. R. L. REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: USOS DO FACEBOOK EM EAD – Como Alunos percebem a utilização do Facebook no ensino superior?. In: CIAED: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 19, 2013, Salvador – BA. (Mesa redonda).
  • RABELLO, C. R. L. A sala de aula expandida: a utilização do site de rede social Facebook como ambiente virtual de aprendizagem no ensino de língua inglesa. In: SEMINÁRIO VOZES DA LINGUÍSTICA APLICADA, 2, 2013, Duque de Caxias – RJ. (Comunicação oral).
  • RABELLO, C. R. L.; HAGUENAUER, C. . Aprendizagem em Site de Redes Sociais: um estudo exploratório de aplicação da rede social Facebook no ensino superior. In: SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 4, 2012, Recife – PE. (Comunicação oral).
  • RABELLO, C. R. L. Ensinar e aprender na era digital: mudando paradigmas. In: SEMANA DE LETRAS, 8, 2012, Duque de Caxias, RJ. (Mesa redonda).
  • RABELLO, C. R. L.; HAGUENAUER, C. . Aprendizagem na Web 2.0: o site de rede social Facebook como um ambiente virtual de aprendizagem na formação de professores. In: PEOPLE.NET IN EDUCATION: CONGRESSO DE REDES SOCIAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO, 2, 2012, São Paulo – SP. (Comunicação oral).
  • RABELLO, C. R. L. Sites de Redes Sociais e Aprendizagem: das potencialidades e limitações a um caso de letramento e inclusão digital. In: SEMANA INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS ANGLO-GERMÂNICOS, 17, 2012, Rio de Janeiro – RJ. (Comunicação oral ).
  • RABELLO, C. R. L. Oportunidades e desafios na educação online: o papel de professor e alunos no ensino semipresencial de Inglês Instrumental. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPUI, 3, 2012, Florianópolis – SC. (Comunicação oral).
  • RABELLO, C. R. L. Em diálogo: redes e educação, 2012, Niterói – RJ. (Mesa redonda).
  • RABELLO, C.R.L. Professor e aluno – uma experiência semipresencial no Moodle. In: FÓRUM LETRAS 2.0, 1, 2011, Rio de Janeiro – RJ. (Comunicação oral).
  • SILVA, A. C.; RABELLO, C. R. L.; RIBEIRO, A. P.. Apropriações da leitura, da escrita e as interfaces entre o livro e o espaço virtual: como os profissionais do ensino percebem esta relação? In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL (COLE), 17, 2009, Campinas – SP. (Comunicação oral).
  • RABELLO, C. R. L.; PEIXOTO, M. A. P. ; MASUDA, M. O.. Aprendizagem na Educação a Distância: dificuldades dos discentes na licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade semipresencial. In: SEMINÁRIO NACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 4, 2006, Brasília – DF. (Comunicação oral).
  • RABELLO, C. R. L.; PEIXOTO, M. A. P. ; MASUDA, M. O.. Understanding distance learners: their motivations and study habits. In: ICDE WORLD CONFERENCE ON DISTANCE EDUCATION, 22, 2006, Rio de Janeiro (Poster).

Pin It on Pinterest