Tese:
RABELLO, C. R. L. Tecnologias digitais e ensino superior: uma experiência de desenvolvimento profissional docente na UFRJ. Rio de Janeiro: 2015. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada). Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Dissertação:
RABELLO, C. R. L. Aprendizagem na Educação a Distância: Dificuldades dos Discentes de Licenciatura em Ciências Biológicas na Modalidade Semipresencial. Rio de Janeiro, 2007. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde) – Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
- RABELLO, C. R. L.; TAVARES, K. C. A. . Competências digitais docentes e a formação de professores para a integração crítica das tecnologias digitais em educação. In: VILAÇA, M. (Org.). Cultura Digital, Educação e Inovação (e-book). (no prelo)
- RABELLO, C. R. L. . Tecnologias Digitais e formação de professores de línguas. In: FARIA FILHO, J. R. de; FARBIARZ; A.; CLUA, E. W. G.; RABELLO, C. R. L. (Org.). Coletânea Práticas Inovadoras, Lúdicas e Inclusivas: contribuições para o ensino de graduação. Niterói: EDUFF, 2019. (no prelo)
- RABELLO, C. R. L.; TAVARES, K. C. A. . Mergulhando em águas mais profundas: letramento digital e prática docente. Hipertextus Revista Digital, v. 18, p. 52-68, 2018.
- TAVARES, K. C. A. ; RABELLO, C.R.L. ; FRANCO, C. P. . WhatsApp na formação continuada de professores: mais que um aplicativo de mensagens instantâneas?. In: MARQUES-SCHÄFER, Gabriela; ROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria. (Org.). Ensino de Línguas e tecnologias móveis: políticas públicas, conceitos, pesquisas e práticas em foco. 1ed.São Paulo: Hipótese, 2018, v. , p. 154-178.
- RABELLO, C. R. L.; TAVARES, K. C. A. . Educação na Cibercultura: percepções de professores sobre a integração das tecnologias digitais no ensino superior. Revista Educaonline, v. 11, p. 85-104, 2017.
- RABELLO, C. R. L.; TAVARES, K. C. A. . Tecnologias digitais no ensino superior: implementação e avaliação de um curso on-line de formação docente. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 20, p. 189-262, 2017.
- RABELLO, C.R.L.. Tecnologias digitais e ensino superior: uma experiência de desenvolvimento profissional docente na UFRJ. Revista Docência do Ensino Superior, v. 6, p. 265-265, 2016.
- RABELLO, C. R. L.; TAVARES, K. C. A. . Tecnologias Digitais no Ensino Superior: das possibilidades e tendências à superação de barreiras e desafios. In: FARBIARZ, Jackeline Lima; FARBIARZ; Alexandre; HEMAIS, Barbara Jane Wilcox. (Org.). Design para uma educação inclusiva. 1ed. São Paulo: Editora Blucher, 2016, v. 1, p. 25-36.
- RABELLO, C. R. L.; OKADA, A. . Coaprendizagem e desenvolvimento profissional docente em ambientes abertos massivos. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 12, p. 2095-2118, 2014.
- RABELLO, C. R. L.; HAGUENAUER, C. . Tecnologias, Novos Letramentos e Formação de Professores para/na Cibercultura. Revista Educaonline, v. 8, p. 80-105, 2014.
- RABELLO, C. R. L.. Aprendizagem na era digital – o papel da tecnologia no contexto escolar. Revista Tecnologia Educacional (ABT), v. L, p. 7-18, 2012.

- RABELLO, C. R. L.; TAVARES, K. C. A. . Redes sociais e aprendizagem no ensino superior: a perspectiva dos alunos sobre o uso do Facebook em uma disciplina de língua inglesa. VEREDAS – Revista de Estudos Linguísticos, v. 20, p. 124-136, 2016.
- RABELLO, C. R. L.. Interação e aprendizagem em Sites de Redes Sociais: uma análise a partir das concepções sócio-históricas de Vygotsky e Bakhtin. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 15, p. 735-760, 2015.
- RABELLO, C. R. L.; HAGUENAUER, C. . Sites de Redes Sociais e Aprendizagem: Potencialidades e Limitações. Revista Educaonline, v. 5, p. 19-43, 2011.
- CORREA, A. L.; RABELLO, C. R. L.; OKADA, A.. Reliability of Web-Based Information in Inquiry Projects. In: 9th European Conference on Technology Enhanced Learning, 2014, Graz. Open Learning and Teaching in Educational Communities, 2014. v. 8719. p. 385-390.
- OKADA, A.; RABELLO, C. R. L.; FERREIRA, G.. Developing 21st century skills through colearning with OER and social networks. In: European Distance and E-Learning Network (EDEN), 2014, Oxford. Book of Abstracts: Challenges for Research into Open & Distance Learning – Doing Things Better? Doing Better Things. Budapest: European Distance and E-Learning Network, 2014. p. 121-130.
- RABELLO, C. R. L.; PEIXOTO, M. A. P. . Educação a Distância: do Ensino por Correspondência à Aprendizagem Virtual – Garantia de Sucesso?. Revista Educaonline, v. 5, p. 101-121, 2011.
- PEIXOTO, M. A. P. ; BRANDAO, M. A. G. ; SANTOS, G. ; RABELLO, C. R. L.; TAVARES, B. F. . Metacognição na educação a distância. In: Tamara Tania Cohen Egler. (Org.). de baixo para cima: política e tecnologia na educação. 1ed.Rio de Janeiro: Letra capital, 2014, v. , p. 101-133.
- RABELLO, C. R. L.; PEIXOTO, M. A. P . Aprendizagem na Educação a Distância – Dificuldades dos Discentes na Licenciatura em Ciências Biológicas na Modalidade Semipresencial. In: 4º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância, 2006, Brasília, DF, 2006.
- RABELLO, C. R. L.; PEIXOTO, M. A. P.; MASUDA, M. O.. Understanding Distance Learners: their motivations and study habits. In: 22nd ICDE (World Conference on Distance Education), 2006, Rio de Janeiro. CD Rom – Promoting Quality in On-line, Flexible and Distance Education.
- SILVA, A. C.; RABELLO, C. R. L.; RIBEIRO, A. P.. Apropriações de leitura e escrita: interfaces entre o livro e o espaço virtual. In: Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Brasil). (Org.). Cursos na Casa da Leitura – Práticas Leitoras. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2009, v. 3, p. 52-63.
- SILVA, A. C.; RABELLO, C. R. L.; RIBEIRO, A. P.. Apropriações da leitura, da escrita e as interfaces entre o livro e o espaço virtual: como os profissionais do ensino percebem esta relação?. In: 17º COLE (Congresso de Leitura do Brasil), 2009, Campinas. Anais do 17º COLE – Congresso de Leitura do Brasil, 2009.