Pesquisa

Tecnologias digitais e ensino de línguas estrangeiras:
uma proposta de formação docente no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense

A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar como a oferta de um curso on-line de formação continuada para os professores do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF) pode contribuir para a integração das TDIC no curso de Licenciatura em Letras desta instituição e, por conseguinte, na formação inicial dos licenciandos. Dessa forma, o estudo visa identificar as crenças dos professores do Instituto de Letras da UFF em relação à integração das tecnologias digitais nos cursos de Licenciatura em Letras na universidade, bem como refletir sobre o papel das tecnologias digitais nesses cursos. Por fim, o estudo buscará avaliar, sob a perspectiva dos participantes, o impacto do curso on-line na prática pedagógica, buscand o identificar mudanças/transformações na atividade docente. A pesquisa justifica-se pela necessidade vigente de apropriação e incorporação das novas tecnologias aos processos de ensino-aprendizagem na cultura digital promovendo práticas pedagógicas inovadoras em todos os níveis de ensino.

 

Contribuições do intercâmbio virtual para a aprendizagem da língua inglesa no contexto universitário

Reconhecendo o potencial da comunicação mediada por computador (CMC), e mais especificamente do intercâmbio virtual, para a aprendizagem de línguas estrangeiras, este estudo de caso descritivo e de cunho etnográfico tem como objetivo investigar como a participação de estudantes de Licenciatura em Letras (Português-Inglês) da Universidade Federal Fluminense (UFF) em um intercâmbio virtual pode contribuir para a aprendizagem da língua inglesa e o desenvolvimento da competência comunicativa desses estudantes. A pesquisa será realizada a partir da participação desses estudantes no Projeto International Virtual Exchange (IVE), desenvolvido pelo Mororan Institute of Technology, no Japão, que utiliza a plataforma Moodle para as interações entre estudantes universitários de cursos de inglês como língua estrangeira em diferentes países na Ásia, Europa e América do Sul a partir do uso do inglês como língua franca. A pesquisa visa a contribuir para a construção de conhecimento acerca da aprendizagem de língua inglesa por meio da CMC.

Extensão

Laboratório de Formação de Professores de Línguas

O Laboratório Formação de Professores de Línguas constitui em um espaço de formação inicial e continuada de professores voltado para a integração das tecnologias digitais no ensino de línguas estrangeiras. O laboratório tem como objetivo fornecer experiências práticas de integração de tecnologias digitais na formação inicial de professores, permitindo que, ao saírem da universidade, futuros professores de línguas sejam capazes de integrar essas tecnologias em suas práticas pedagógicas de forma crítica e criativa. O laboratório também constitui um espaço de formação continuada de professores, seja da própria instituição, no intuito que possam também utilizar o laboratório em suas aulas na universidade, seja em cursos de extensão a professores em serviço, principalmente, da rede pública de ensino, para que possam integrar as tecnologias digitais em suas aulas e desenvolver o letramento digital dos estudantes do ensino fundamental e médio, conforme estabelecido em diversos documentos oficiais (PCNs, PNE, DNCs, BNCC, entre outros). Além disso, o laboratório oferece cursos e oficinas voltadas para o uso de diferentes tecnologias e metodologias de ensino, tais como o ensino híbrido e o ensino on-line. Por fim, o laboratório constitui ainda um espaço para realização de pesquisas relacionadas ao ensino de línguas mediado por tecnologias digitais e à formação de professores de línguas para este fim.

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