A partir de uma perspectiva histórico-cultural que concebe as TDIC comoartefatos culturais, percebemos que essas tecnologias, além de máquinas,constituem instrumentos de linguagem que demandam novas práticas deleitura e escrita (FREITAS, 2010). A ampliação dos usos das TDIC nasdiferentes esferas da
Educação na cibercultura
“We shape our tools and thereafter our tools shape us”. (Marshall McLuham) As tecnologias são produtos de uma sociedade e cultura e, tal como caracterizadas por McLuham (1964), recriam e remodelam aqueles que as criaram, provocando enormes impactos e transformações
Estratégias didáticas e ferramentas digitais para a Educação On-line
Durante os meses de agosto e setembro coordenei e conduzi o curso “Educação on-line: tecnologias digitais e estratégias” voltado para docentes da Universidade Federal Fluminense (UFF) e oferecido pela Escola de Gestão e Governança Pública (EGGP) da UFF. Ao longo
Planejamento e organização da sala de aula online
No dia 02/09/20, ás 16:00, O Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC/PROGRAD – UFF) promove o webinário “Trabalhando com disciplinas online”. A live acontece no canal do PROIAC no YouTube e conta com a participação de três professoras. Neste
Como me preparar para o Ensino Remoto?
A transição para o Ensino Remoto e a Educação On-line neste período de pandemia tem sido um desafio para muitos educadores. Neste post, compartilho diversos conteúdos digitais com o intuito de auxiliar professores, principalmente no ensino superior, na transição para
Websites & aplicativos para a Educação On-line
Neste post, compartilho 8 websites e aplicativos que considero super úteis para a aprendizagem híbrida e/ou on-line e que podem ser utilizados neste período de atividades remotas. Todos estes sites e aplicativos possuem versão gratuita, embora com algumas limitações, mas
Desenhando um curso on-line para formação docente
Em minha pesquisa de doutorado, investiguei diferentes modelos de formação docente para integração das tecnologias digitais na educação a fim de desenvolver um curso on-line de desenvolvimento profissional docente para a integração crítica das tecnologias digitais no ensino superior. Os
Tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de línguas
Ao longo de minha trajetória como professora de língua inglesa, sempre utilizei diversas tecnologias digitais tanto em sala de aula, quanto no ensino híbrido e na educação on-line de forma a complementar e expandir as oportunidades de aprendizagem. Há uma
Redes Sociais como ambientes de aprendizagem
Apesar de inúmeras críticas relacionadas, entre outras questões, a problemas de privacidade e formação de bolhas de informação, se bem utilizadas, as plataformas de redes sociais constituem importantes ambientes de aprendizagem, podendo ser utilizadas tanto na educação formal, quanto na
Competências docentes para a integração das TDIC na educação
Entre 2014-2015, quando escrevia minha tese de doutorado, investiguei dois documentos internacionais que descrevem as competências digitais que docentes precisam desenvolver a fim de melhor conduzir os processos educacionais na cibercultura. Neste artigo, compartilho um trecho adaptado da tese que