Pesquisa

Letramento em Inteligência Artificial: perspectivas para a integração ética, responsável e criativa da IA nos Estudos de Linguagem

A presente pesquisa, desenvolvida durante a licença capacitação no período de outubro de 2024 a janeiro de 2025, supervisionado pela Profª Drª Alexandra Okada, da Open University – UK. A pesquisa, atualmente em desenvolvimento, tem como objetivo investigar os processos de letramento em Inteligência Artificial (Chan, 2024) e como este, aliado aos letramentos (Soares, 2002, 2012), novos letramentos (Lankshear; Knobel, 2011); multiletramentos (Cope; Kalantzis, 2000; Kalantzis, Cope; Pinheiro, 2020; Rojo, 2009; Rojo; Moura, 2019) e letramentos digitais (Dudeney; Hockly; Pegrum, 2016; Pegrum; Hockly; Dudeney, 2022; Lankshear; Knobel, 2008) podem contribuir para a integração ética, responsável e criativa da IA nos estudos de linguagem e também no ensino e aprendizagem de línguas (materna ou adicionais). A pesquisa, de cunho bibliográfico, buscará identificar diferentes definições e conceitos a respeito do letramento em Inteligência Artificial com base em pesquisas internacionais recentes no campo da educação e dos estudos de linguagem e como este tipo de letramento pode ser incorporado ou desenvolvido nas práticas de ensino e aprendizagem de línguas/linguagem de forma a permitir o uso crítico, ético e criativo dessas tecnologias nas práticas de linguagem no contexto brasileiro.

Inteligência Artificial e Ensino-Aprendizagem de línguas: como estudantes de Letras estão usando tecnologias de IA como o Chat GPT

A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do GT de Linguagem e Tecnologia da ANPOLL (biênio 2023-2025) se insere no contexto contemporâneo de grande emergência de tecnologias de Inteligência Artificial, tais como modelos amplos de linguagem (large language models) como o Chat GPT e de preocupação por grande parte de docentes e gestores educacionais sobre as implicações éticas do uso dessas tecnologias no ensino superior. Assim, a pesquisa tem como objetivo principal investigar de que forma os estudantes de Letras estão utilizando tecnologias de Inteligência Artifical, principalmente o Chat GPT para aprender e estudar línguas na universidade. Como objetivos específicos, a pesquisa visa investigar as potencialidades e desafios para o ensino-aprendizagem de línguas mediados por essas tecnologias e a forma como docentes e estudantes de Letras vêm lidando com a emergência dessas tecnologias no campo educacional e de estudos de linguagem. Para isso propõe-se uma pesquisa exploratória de cunho interpretativista com estudantes de Letras da Universidade Federal Fluminense por meio de questionários com questões abertas e fechadas e entrevistas semiestruturadas com vistas a compreender os usos (e desusos) dessas tecnologias no campo do ensino e aprendizagem de línguas. O estudo busca, assim, compreender as potencialidades e implicações do uso das tecnologias de inteligência artifical no ensino superior de forma a explorar suas possíveis contribuições para o ensino-aprendizagem de línguas.

Escolarização Aberta com Tecnologias Digitais: aproximando currículo, escola e sociedade

O tema desta pesquisa são as contribuições de iniciativas que aproximem escola e sociedade e promovam a permanência de alunos na Educação Básica. Envolve o fortalecimento da cultura digital e científica na escola a partir da perspectiva da Escolarização Aberta (EA). EA integra aprendizagens formal e não formal, dando voz a alunos e professores por meio de projetos autênticos com cientistas e membros da comunidade, articulando questões sociocientíficas e currículo. Segundo o IBGE, o segundo motivo do abandono escolar em 2019 foi o desinteresse no estudo. Essa situação foi agravada pela pandemia, tornando o retorno dos jovens à escola uma incerteza na pós-pandemia. São necessárias pesquisas que contribuam para aproximar a escola da sociedade e que despertem o interesse dos alunos em continuar os estudos. As questões da pesquisa são: Qual a contribuição de iniciativas com tecnologias digitais na perspectiva da EA para aumentar o engajamento e a permanência escolar dos alunos? Quais os desafios e necessidades de formação de professores para que as escolas incorporem essas iniciativas nas práticas curriculares de forma sustentável e criativa? Estudos apontam que quando é dado protagonismo e voz aos estudantes, trabalhando temas relacionados ao cotidiano, há aumento de autoestima e engajamento, tornando as disciplinas mais significativas e contribuindo para diminuir a evasão. Sabe-se ainda que o professor é peça-chave para essas mudanças e para tal, serão desenvolvidas ações formativas com foco na cultura digital, na Pesquisa e Inovação Responsáveis e Escolarização Aberta. Por meio da parceria entre professores, alunos, pesquisadores e a comunidade escolar serão desenvolvidos e analisados projetos com tecnologias digitais que estimulem a pesquisa e discussão de temáticas científicas, sociais, políticas, tecnológicas e ecológicas e desenvolvam letramentos digitais e científicos em diferentes contextos (Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Bahia e Ceará). Projeto aprovado pelo Edital CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – UNIVERSAL em 03/12/2021. No âmbito da Universidade Federal Fluminense, o projeto intitulado “Escolarização Aberta com Tecnologias Digitais: Letramentos Digitais e Multiletramentos na formação continuada de professores de línguas para a formação cidadã de estudantes da rede municipal de Niterói”, o foco da pesquisa é voltado para a formação continuada de professores de línguas (materna e estrangeiras) da Rede Municipal de Niterói no que tange o desenvolvimento dos letramentos digitais (DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016), novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2011) e multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020; KELLNER, 2000; 2004) de forma a promover inclusão dos estudantes da rede pública na cultura digital por meio do trabalho com esses letramentos na Educação Básica. Para isso, a pesquisa envolverá a participação de pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação em parceria com os profissionais e estudantes da Fundação Municipal de Educação (FME) de Niterói para promover ações formativas voltadas para o desenvolvimento dos letramentos digitais e multiletramentos de forma que os estudantes da Educação Básica possam atuar efetivamente na cultura digital de maneira crítica, ética e criativa. Nesse sentido, o objetivo principal desta pesquisa é investigar de que forma a Escolarização Aberta pode contribuir para o desenvolvimento dos letramentos digitais e multiletramentos dos estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Niterói. Sabendo que o desenvolvimento desses letramentos deve ser promovido pela escola desde a Educação Básica, conforme previsto na competência 5 da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018), que diz respeito à cultura digital, entendemos que é necessário atuar junto aos professores da área de linguagem na Educação Básica para que estes possam, primeiramente, desenvolver seus letramentos digitais e multiletramentos, para depois, então, poderem incorporar o trabalho com estes letramentos nas suas práticas pedagógicas, desenvolvendo os letramentos digitais e multiletramentos dos estudantes da rede nas aulas de línguas e em projetos interdisciplinares.

Aprendizagem de línguas mediada por tecnologias digitais na pandemia: impactos do Ensino Remoto Emergencial na perspectiva de discentes de Letras

Embora a aprendizagem de línguas mediada por tecnologias digitais (Computer Assisted Language Learning – CALL) constitua um campo consolidado de pesquisa e prática na Linguística Aplicada há mais de quarenta anos, grande parte dos cursos de Letras ainda não havia incorporado totalmente as potencialidades das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos processos de ensino-aprendizagem e de formação inicial de professores de línguas. Em 2020, a pandemia de COVID-19 e a consequente necessidade de suspensão das aulas presenciais evidenciaram a fragilidade das práticas educacionais mediadas pelo digital revelando inúmeros desafios e também oportunidades para o campo de ensino-aprendizagem de línguas adicionais. Em um evento online, realizado no final de 2020, que buscou discutir as experiências docentes e discentes em relação à aprendizagem de línguas mediada por tecnologias digitais no contexto do ensino remoto, discentes do curso de Letras de quatro universidades públicas do Rio de Janeiro (UFF, UERJ, UFRJ e UFRRJ) compartilharam suas reflexões sobre as possibilidades e limitações do ensino-aprendizagem de línguas mediado por tecnologias digitais no contexto do ensino remoto durante o segundo semestre de 2020 levantando importantes contribuições para a aprendizagem e formação docente e também impactos negativos relacionados ao corpo e às emoções, tais como a sobrecarga mental, a fadiga e a depressão. Este trabalho tem como objetivo aprofundar estas questões ao investigar os impactos do ensino mediado por tecnologias digitais no contexto do ensino remoto ao longo do ano de 2021 nos discentes das quatro instituições. A pesquisa, de abordagem qualitativa interpretativista, se caracteriza como um estudo de caso descritivo (YIN, 2001) de cunho etnográfico (ANDRÉ, 1995) e contou com a geração de dados por meio de questionários on-line e entrevistas semi-estruturadas com os discentes de Letras a fim de identificar os principais impactos do CALL tanto nas práticas pedagógicas quanto no corpo e mente dos discentes de Letras de diferentes universidades durante a pandemia.

Tecnologias digitais e ensino de línguas estrangeiras:
uma proposta de formação docente no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense

A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar como a oferta de um curso on-line de formação continuada para os professores do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF) pode contribuir para a integração das TDIC no curso de Licenciatura em Letras desta instituição e, por conseguinte, na formação inicial dos licenciandos. Dessa forma, o estudo visa identificar as crenças dos professores do Instituto de Letras da UFF em relação à integração das tecnologias digitais nos cursos de Licenciatura em Letras na universidade, bem como refletir sobre o papel das tecnologias digitais nesses cursos. Por fim, o estudo buscará avaliar, sob a perspectiva dos participantes, o impacto do curso on-line na prática pedagógica, buscand o identificar mudanças/transformações na atividade docente. A pesquisa justifica-se pela necessidade vigente de apropriação e incorporação das novas tecnologias aos processos de ensino-aprendizagem na cultura digital promovendo práticas pedagógicas inovadoras em todos os níveis de ensino.

Contribuições do intercâmbio virtual para a aprendizagem da língua inglesa no contexto universitário

Reconhecendo o potencial da comunicação mediada por computador (CMC), e mais especificamente do intercâmbio virtual, para a aprendizagem de línguas estrangeiras, este estudo de caso descritivo e de cunho etnográfico tem como objetivo investigar como a participação de estudantes de Licenciatura em Letras (Português-Inglês) da Universidade Federal Fluminense (UFF) em um intercâmbio virtual pode contribuir para a aprendizagem da língua inglesa e o desenvolvimento da competência comunicativa desses estudantes. A pesquisa será realizada a partir da participação desses estudantes no Projeto International Virtual Exchange (IVE), desenvolvido pelo Mororan Institute of Technology, no Japão, que utiliza a plataforma Moodle para as interações entre estudantes universitários de cursos de inglês como língua estrangeira em diferentes países na Ásia, Europa e América do Sul a partir do uso do inglês como língua franca. A pesquisa visa a contribuir para a construção de conhecimento acerca da aprendizagem de língua inglesa por meio da CMC.

Extensão

Laboratório de Formação de Professores de Línguas

O Laboratório Formação de Professores de Línguas constitui em um espaço de formação inicial e continuada de professores voltado para a integração das tecnologias digitais no ensino de línguas estrangeiras. O laboratório tem como objetivo fornecer experiências práticas de integração de tecnologias digitais na formação inicial de professores, permitindo que, ao saírem da universidade, futuros professores de línguas sejam capazes de integrar essas tecnologias em suas práticas pedagógicas de forma crítica e criativa. O laboratório também constitui um espaço de formação continuada de professores, seja da própria instituição, no intuito que possam também utilizar o laboratório em suas aulas na universidade, seja em cursos de extensão a professores em serviço, principalmente, da rede pública de ensino, para que possam integrar as tecnologias digitais em suas aulas e desenvolver o letramento digital dos estudantes do ensino fundamental e médio, conforme estabelecido em diversos documentos oficiais (PCNs, PNE, DNCs, BNCC, entre outros). Além disso, o laboratório oferece cursos e oficinas voltadas para o uso de diferentes tecnologias e metodologias de ensino, tais como o ensino híbrido e o ensino on-line. Por fim, o laboratório constitui ainda um espaço para realização de pesquisas relacionadas ao ensino de línguas mediado por tecnologias digitais e à formação de professores de línguas para este fim.

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