Tese:

RABELLO, C. R. L. Tecnologias digitais e ensino superior: uma experiência de desenvolvimento profissional docente na UFRJ. Rio de Janeiro: 2015. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada). Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Dissertação:

RABELLO, C. R. L. Aprendizagem na Educação a Distância: Dificuldades dos Discentes de Licenciatura em Ciências Biológicas na Modalidade Semipresencial. Rio de Janeiro, 2007. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde) – Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

Tecnologias digitais e formação de professores

FREITAS, E. C. B.; TAVARES, K. C. A.; RABELLO, C.R.L.; SPIEGEL, C. N.. Edutenimento: ouso do Facebook como ferramenta de educação e entretenimento para engajar os alunos no ensino de Facebook como ferramenta de educação e entretenimento para engajar os alunos no ensino de Anatomia. Educitec – Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 9, n. jan./dez., p. e214923, 2023. 

RABELLO, C. R. L.; OKADA, A. Escolarização aberta no desenvolvimento de multiletramentos em projetos de proteção ambiental Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 23, n. 77, p. 638–661, 2023.

RABELLO, C. R. L.; CARDOSO, J. da S. Letramentos digitais na formação inicial de professores de línguas estrangeiras: pesquisas-ação em duas universidades públicas do Rio de JaneiroLetras[S. l.], p. 22–41, 2023.

RABELLO, C. R. L. . Tecnologias Digitais e formação de professores de línguas. In: FARIA FILHO, J. R. de; FARBIARZ; A.; CLUA, E. W. G.; RABELLO, C. R. L.; DELOU, C. M. C.; LEHMANN,  L. de M. e S. (Org.). Coletânea Práticas Inovadoras, Lúdicas e Inclusivas: contribuições para o ensino de graduação. Niterói: EDUFF, 2023. 

RABELLO, C. R. L.; CARDOSO, J. da S. Letramento Digital de Professores de Línguas: uma demanda da cibercultura ainda subestimada pelos currículos de Licenciaturas. Linguagem & Ensino, v.25, p.225 – 249, 2022.

RABELLO, C. R. L.; TAVARES, K. C. do A.. Competências digitais docentes para a integração crítica das tecnologias digitais em educação In: VILAÇA, M.; GONÇALVES, L. A. C.. Cultura digital, educação e formação de professores. São Paulo: Pontocom, 2022, v.1, p. 123-147.

RABELLO, C.R.L.; TAVARES, K. C. do A.. Formação de professores no Ensino Superior para a integração de tecnologias para além dos tempos de pandemia In: TORRENTES, G. C. Tecnologias digitais na formação docente e no ensino de línguas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v.1, p. 61-80.

RABELLO, C. R. L. Aprendizagem de línguas mediada por tecnologias e formação de professores: recursos digitais na aprendizagem on-line para além da pandemia. Ilha do Desterro, v.74, p.67 – 90, 2021.

FERREIRA, D. M.; SUDRE, A. P.; Rabello, C. R. L.; BOTTINO, C. F. S.; FREITAS, S. E. A. P.; VALENTE, L. C. M. Desenvolvimento Docente para o Ensino Remoto: Experiência do Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC) da Universidade Federal Fluminense. EAD em Foco, v.11, p.1 – 15, 2021.

RABELLO, C.R.L.. Ensino de Inglês na Universidade In: RIBEIRO, F. Práticas de Ensino de Inglês. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, p. 147-172.

RABELLO, C.R.L. Pandemia e tecnologia: reflexões sobre formação de professores de línguas na/para a cultura digital In: CARDOSO, J.; ARANTES, P.. Diálogos sobre ensino e aprendizagem em tempos de resistência. Rio de Janeiro: Editora Cartolina, 2021, p. 85-102.

RABELLO, C. R. L. Ensino (verbete). Revista Sede de Ler, v.8, p.6 – 9, 2020.

RABELLO, C. R. L. . Intercâmbio virtual: contribuições para a aprendizagem da língua inglesa de estudantes de Letras.  Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n.3, p. 58-82, 2020.

RABELLO, C. R. L.; TAVARES, K. C. A. . Mergulhando em águas mais profundas: letramento digital e prática docente. Hipertextus Revista Digital, v. 18, p. 52-68, 2018.

TAVARES, K. C. A. ; RABELLO, C.R.L. ; FRANCO, C. P. . WhatsApp na formação continuada de professores: mais que um aplicativo de mensagens instantâneas?. In: MARQUES-SCHÄFER, Gabriela; ROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria. (Org.). Ensino de Línguas e tecnologias móveis: políticas públicas, conceitos, pesquisas e práticas em foco. 1ed.São Paulo: Hipótese, 2018, v. , p. 154-178.

RABELLO, C. R. L.; TAVARES, K. C. A. . Educação na Cibercultura: percepções de professores sobre a integração das tecnologias digitais no ensino superior. Revista Educaonline, v. 11, p. 85-104, 2017.

RABELLO, C. R. L.; TAVARES, K. C. A. . Tecnologias digitais no ensino superior: implementação e avaliação de um curso on-line de formação docente. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 20, p. 189-262, 2017.

RABELLO, C.R.L.. Tecnologias digitais e ensino superior: uma experiência de desenvolvimento profissional docente na UFRJ. Revista Docência do Ensino Superior, v. 6, p. 265-265, 2016.

RABELLO, C. R. L.; TAVARES, K. C. A. . Tecnologias Digitais no Ensino Superior: das possibilidades e tendências à superação de barreiras e desafios. In: FARBIARZ, Jackeline Lima; FARBIARZ; Alexandre; HEMAIS, Barbara Jane Wilcox. (Org.). Design para uma educação inclusiva. 1ed. São Paulo: Editora Blucher, 2016, v. 1, p. 25-36.

RABELLO, C. R. L.; OKADA, A. . Coaprendizagem e desenvolvimento profissional docente em ambientes abertos massivos. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 12, p. 2095-2118, 2014.

RABELLO, C. R. L.; HAGUENAUER, C. . Tecnologias, Novos Letramentos e Formação de Professores para/na Cibercultura. Revista Educaonline, v. 8, p. 80-105, 2014.

RABELLO, C. R. L.. Aprendizagem na era digital – o papel da tecnologia no contexto escolar. Revista Tecnologia Educacional (ABT), v. L, p. 7-18, 2012.

Salvar

Redes sociais e ensino de línguas

FREITAS, E. C. B.; TAVARES, K. C. A.; RABELLO, C.R.L.; SPIEGEL, C. N. Edutenimento: ouso do Facebook como ferramenta de educação e entretenimento para engajar os alunos no ensino de Anatomia. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v.9, p.1 – 22, 2023.

RABELLO, C. R. L.; TAVARES, K. C. A. . Redes sociais e aprendizagem no ensino superior: a perspectiva dos alunos sobre o uso do Facebook em uma disciplina de língua inglesa. VEREDAS – Revista de Estudos Linguísticos, v. 20, p. 124-136, 2016.

RABELLO, C. R. L.. Interação e aprendizagem em Sites de Redes Sociais: uma análise a partir das concepções sócio-históricas de Vygotsky e Bakhtin. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 15, p. 735-760, 2015.

RABELLO, C. R. L.; HAGUENAUER, C. . Sites de Redes Sociais e Aprendizagem: Potencialidades e Limitações. Revista Educaonline, v. 5, p. 19-43, 2011.

Novos letramentos e recursos educacionais abertos

CORREA, A. L.; RABELLO, C. R. L.; OKADA, A.. Reliability of Web-Based Information in Inquiry Projects. In: 9th European Conference on Technology Enhanced Learning, 2014, Graz. Open Learning and Teaching in Educational Communities, 2014. v. 8719. p. 385-390.

OKADA, A.; RABELLO, C. R. L.; FERREIRA, G.. Developing 21st century skills through colearning with OER and social networks. In: European Distance and E-Learning Network (EDEN), 2014, Oxford. Book of Abstracts: Challenges for Research into Open & Distance Learning – Doing Things Better? Doing Better Things. Budapest: European Distance and E-Learning Network, 2014. p. 121-130.

Educação à distância

RABELLO, C. R. L.; PEIXOTO, M. A. P. . Educação a Distância: do Ensino por Correspondência à Aprendizagem Virtual – Garantia de Sucesso?. Revista Educaonline, v. 5, p. 101-121, 2011.

PEIXOTO, M. A. P. ; BRANDAO, M. A. G. ; SANTOS, G. ; RABELLO, C. R. L.; TAVARES, B. F. . Metacognição na educação a distância. In: Tamara Tania Cohen Egler. (Org.). de baixo para cima: política e tecnologia na educação. 1ed.Rio de Janeiro: Letra capital, 2014, v. , p. 101-133.

RABELLO, C. R. L.; PEIXOTO, M. A. P . Aprendizagem na Educação a Distância – Dificuldades dos Discentes na Licenciatura em Ciências Biológicas na Modalidade Semipresencial. In: 4º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância, 2006, Brasília, DF, 2006.

RABELLO, C. R. L.; PEIXOTO, M. A. P.; MASUDA, M. O.. Understanding Distance Learners: their motivations and study habits. In: 22nd ICDE (World Conference on Distance Education), 2006, Rio de Janeiro. CD Rom – Promoting Quality in On-line, Flexible and Distance Education.

Leitura e escrita na cibercultura

SILVA, A. C.; RABELLO, C. R. L.; RIBEIRO, A. P.. Apropriações de leitura e escrita: interfaces entre o livro e o espaço virtual. In: Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Brasil). (Org.). Cursos na Casa da Leitura – Práticas Leitoras. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2009, v. 3, p. 52-63.

SILVA, A. C.; RABELLO, C. R. L.; RIBEIRO, A. P.. Apropriações da leitura, da escrita e as interfaces entre o livro e o espaço virtual: como os profissionais do ensino percebem esta relação?. In: 17º COLE (Congresso de Leitura do Brasil), 2009, Campinas. Anais do 17º COLE – Congresso de Leitura do Brasil, 2009.

Pin It on Pinterest