
A integração eficaz das tecnologias digitais nos processos de ensino-aprendizagem depende não apenas do conhecimento tecnológico, ou seja, saber usar ferramentas digitais, mas de um conjunto de conhecimentos e habilidades que permitirão aos professores fazer o melhor uso das tecnologias digitais no ensino de acordo com seus objetivos.
Nesse sentido, o modelo TPACK (do inglês Technological Pedagogical And Content Knowledge), ou em português, Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo, proposto por Koehler e Mishra (2008), assume que a integração eficaz da tecnologia à educação envolve três componentes centrais: o conteúdo, a pedagogia, a tecnologia e as interações entre eles. Assim, além de dominar a tecnologia em si, é necessário que o professor possua três tipos de conhecimento:
- o conhecimento tecnológico (TK),
- o conhecimento do conteúdo, específico da área de atuação (CK), e
- o conhecimento pedagógico (PK).
Essa interação faz emergir novas formas de conhecimento, ou seja:
- o conhecimento pedagógico de conteúdo, que diz respeito a pedagogias voltadas para o ensino de conteúdos específicos (PCK);
- o conhecimento tecnológico de conteúdo, que corresponde à compreensão do impacto de determinadas tecnologias nas práticas de disciplinas específicas (TCK); e
- o conhecimento tecnológico pedagógico (TPK), que está relacionado à compreensão de como as práticas de ensino-aprendizagem são alteradas quando determinadas tecnologias são utilizadas.
Segundo os autores, ao dominar esses conhecimentos, os professores podem desenvolver a “flexibilidade criativa”, ou seja, resignificar as tecnologias existentes para fins pedagógicos (2008, p. 17), uma vez que o conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo (TPACK), que emerge da interação entre os três componentes centrais, permitirá a utilização significativa e eficaz das tecnologias nos processos educacionais. Os autores argumentam que
[…] TPCK é a base para o ensino eficaz mediado pela tecnologia e requer a compreensão da representação de conceitos usando tecnologias; técnicas pedagógicas que utilizam tecnologias de forma construtivista para ensinar o conteúdo; conhecimento do que torna certos conceitos fáceis ou difíceis de aprender e como a tecnologia pode ajudar a resolver alguns dos problemas que os alunos encontram; conhecimento acerca do conhecimento prévio dos alunos e de teorias de epistemologia; e conhecimento de como as tecnologias podem ser usadas para construir e desenvolver novas epistemologias ou mesmo reforçar algumas teorias antigas (KOEHLER; MISHRA, 2008, p. 17-18, tradução nossa).
A Figura abaixo, adaptada da imagem original, ilustra a interação entre os diferentes tipos de conhecimento e a interseção entre eles, gerando o conhecimento tecnológico pedagógico e de conteúdo (TPACK).

Diversos pesquisadores (PUENTEDURA, 2008; RIENTES et al., 2013; KING, 2002; HARRIS; HOFER, 2009) defendem a relevância do modelo não apenas no desenho de cursos e atividades que integrem tecnologias digitais, mas também na formação inicial e continuada de professores para a utilização pedagógica dessas tecnologias, uma vez que a consciência da complexa interação entre as três áreas de conhecimento permite que professores desenvolvam práticas pedagógicas que levem à aprendizagem significativa.
Para saber mais sobre o modelo TPACK, visite o site http://www.tpack.org/.
Para saber mais sobre o modelo TPACK e sua importância para a formação inicial e continuada de professores, assista a este vídeo.
Referências:
- HARRIS, J.; HOFER, M. Instructional planning activity types as vehicles for curriculum-based TPACK development. In: MADDUX, C. D. (Ed.). Research highlights in technology and teacher education. Chesapeake: Society for Information Technology in Teacher Education (SITE), 2009. p. 99-108. Disponível em: <https://chathamcat.pbworks.com/f/HarrisHofer-TPACKActivityTypes.pdf> Acesso em: 25 jun. 2020.
- KING, K. P. Educational technology professional development as transformative learning opportunities.Computers & Education, v. 39, n. 3, 2002. p. 283-297. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131502000738> Acesso em: Acesso em: 25 jun. 2020.
- KOEHLER, M. L.; MISHRA, P..Introducing TPCK. In: AACTE Committee on Innovation and Technology (ed.). Handbook of Technological Pedadogical Content Knowledge (TPCK) for Educators. New York: Routledge, 2008. P. 3-29. Disponível em: <http://punya.educ.msu.edu/publications/koehler_mishra_08.pdf> Acesso em: 25 jun. 2020.
- PUENTEDURA, R. TPCK and SAMR – Models for enhancing technology integration. In: MAINE LEARNING TECHNOLOGY INITIATIVE, 2008, Maine. Palestra. Disponível em: <http://deimos3.apple.com/WebObjects/Core.woa/FeedEnclosure/education-maine.gov-dz.4185841413.04185841415.4185841494/> Acesso em: 25 jun. 2020.
- RIENTES, B. et al. Online training of TPACK skills of higher education scholars: a cross-institutional impact study. European Journal of Teacher Education, v. 36, n. 4, 2013, p. 480-495. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02619768.2013.801073#.VPtB4Hx7Irc> Acesso em: 25 jun. 2020.
Nota: Este artigo foi adaptado de uma seção de minha tese de doutorado. Se quiser ler o trabalho completo, acesse aqui.