O Modelo TPACK e a integração das tecnologias digitais na educação

A integração eficaz das tecnologias digitais nos processos de ensino-aprendizagem depende não apenas do conhecimento tecnológico, ou seja, saber usar ferramentas digitais, mas de um conjunto de conhecimentos e habilidades que permitirão aos professores fazer o melhor uso das tecnologias digitais no ensino de acordo com seus objetivos.

Nesse sentido, o modelo TPACK (do inglês Technological Pedagogical And Content Knowledge), ou em português, Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo, proposto por Koehler e Mishra (2008), assume que a integração eficaz da tecnologia à educação envolve três componentes centrais: o conteúdo, a pedagogia, a tecnologia e as interações entre eles. Assim, além de dominar a tecnologia em si, é necessário que o professor possua três tipos de conhecimento:

  • o conhecimento tecnológico (TK),
  • o conhecimento do conteúdo, específico da área de atuação (CK), e
  • o conhecimento pedagógico (PK).

Essa interação faz emergir novas formas de conhecimento, ou seja:

  • o conhecimento pedagógico de conteúdo, que diz respeito a pedagogias voltadas para o ensino de conteúdos específicos (PCK);
  • o conhecimento tecnológico de conteúdo, que corresponde à compreensão do impacto de determinadas tecnologias nas práticas de disciplinas específicas (TCK); e
  • o conhecimento tecnológico pedagógico (TPK), que está relacionado à compreensão de como as práticas de ensino-aprendizagem são alteradas quando determinadas tecnologias são utilizadas.

Segundo os autores, ao dominar esses conhecimentos, os professores podem desenvolver a “flexibilidade criativa”, ou seja, resignificar as tecnologias existentes para fins pedagógicos (2008, p. 17), uma vez que o conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo (TPACK), que emerge da interação entre os três componentes centrais, permitirá a utilização significativa e eficaz das tecnologias nos processos educacionais. Os autores argumentam que

[…] TPCK é a base para o ensino eficaz mediado pela tecnologia e requer a compreensão da representação de conceitos usando tecnologias; técnicas pedagógicas que utilizam tecnologias de forma construtivista para ensinar o conteúdo; conhecimento do que torna certos conceitos fáceis ou difíceis de aprender e como a tecnologia pode ajudar a resolver alguns dos problemas que os alunos encontram; conhecimento acerca do conhecimento prévio dos alunos e de teorias de epistemologia; e conhecimento de como as tecnologias podem ser usadas para construir e desenvolver novas epistemologias ou mesmo reforçar algumas teorias antigas (KOEHLER; MISHRA, 2008, p. 17-18, tradução nossa).

A Figura abaixo, adaptada da imagem original, ilustra a interação entre os diferentes tipos de conhecimento e a interseção entre eles, gerando o conhecimento tecnológico pedagógico e de conteúdo (TPACK).

Imagem adaptada de http://www.tpack.org/

Diversos pesquisadores (PUENTEDURA, 2008; RIENTES et al., 2013; KING, 2002; HARRIS; HOFER, 2009) defendem a relevância do modelo não apenas no desenho de cursos e atividades que integrem tecnologias digitais, mas também na formação inicial e continuada de professores para a utilização pedagógica dessas tecnologias, uma vez que a consciência da complexa interação entre as três áreas de conhecimento permite que professores desenvolvam práticas pedagógicas que levem à aprendizagem significativa.

Para saber mais sobre o modelo TPACK, visite o site http://www.tpack.org/.

Para saber mais sobre o modelo TPACK e sua importância para a formação inicial e continuada de professores, assista a este vídeo.

TPACK in 2 Minutes – Disponível em youtube.com

Referências:

Nota: Este artigo foi adaptado de uma seção de minha tese de doutorado. Se quiser ler o trabalho completo, acesse aqui.


O Modelo TPACK e a integração das tecnologias digitais na educação

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