Pierre Lévy (2010) nos lembra que a tecnologia não é boa, nem má, nem tampouco neutra, oferecendo diferentes possibilidades de utilização, e que cabe a nós decidirmos o que fazer com ela. Marta Gabriel compartilha dessa ideia, afirmando que “toda
Integrando tecnologias digitais com o modelo SAMR
O modelo SAMR, proposto pelo educador Rubén Puentedura (2008), descreve quatro níveis de uso de tecnologia que se relacionam ao uso pedagógico que professores e alunos fazem de ferramentas tecnológicas e os resultados obtidos na aprendizagem. O nome do modelo
O Modelo TPACK e a integração das tecnologias digitais na educação
A integração eficaz das tecnologias digitais nos processos de ensino-aprendizagem depende não apenas do conhecimento tecnológico, ou seja, saber usar ferramentas digitais, mas de um conjunto de conhecimentos e habilidades que permitirão aos professores fazer o melhor uso das tecnologias
Glossário de Tecnologias Digitais
Este glossário apresenta definições de termos relacionados às tecnologias digitais, parte da minha tese de doutorado intitulada “Tecnologias Digitais no Ensino Superior: uma experiência de desenvolvimento profissional docente na UFRJ”.